No cardápio dessa semana tentei usar carne apenas em um dos pratos, mas estava com tanta vontade de comer uma massa a putanesca que relevei o fato de ela levar uns poucos gramas de anchova. O contra filé com chimichurri foi para aproveitar uma carne que sobrou de um churrasco, então não tinha como evitar (e eu não queria). E para festejar esse verão que está sendo mais ameno do que eu imaginava, uma moqueca deliciosa (e vegana).
Todas as receitas rendem 8 porções.
RIGATONI A PUTANESCA + SALADA DE ALFACE E AGRIÃO
500g de rigatoni ou qualquer massa curta que retenha molhos pedaçudos
3 latas de tomates pelados
6 filés de anchova picados (se for difícil encontrar, dá para usar sardinha anchovada)
20 azeitonas pretas descaroçadas (costumo comprar as grandes, que são mais macias e saborosas)
3 colheres (sopa) de alcaparras
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) do óleo da conserva da anchova
5 dentes de alho picados
Folhas de 1 maço de manjericão fresco
1/2 maço de salsinha picada
Sal, pimenta do reino, óregano seco e pimenta calabresa a gosto
Água o suficiente para cozinhar a massa (recomenda-se 1 litro para cada 100g de massa)
Coloque a água da massa para ferver.
Refogue o alho no azeite e óleo da anchova rapidamente, sem deixar dourar. Junte a anchova picada e refogue por um minuto. Tempere com pimenta do reino moída na hora, pimenta calabresa e óregano seco a gosto. Não coloque sal. Como os outros ingredientes são salgados, é melhor esperar até o final do cozimento para acerta o sal, se for necessário.
Pique metade das azeitonas em pedaços miúdos e a outra metade, pique ao meio, no sentido longitudinal. Com as alcaparras, faça parecido: pique apenas metade.
Junte as azeitonas e alcaparras picadas à anchova e ao alho, refogue rapidamente e junte os tomates pelados. Tampe a panela até que levante fervura.
Quando a água ferver, coloque a massa e uma pitada generosa de sal. Cozinhe pelo tempo indicado pelo fabricante, ou até que ela esteja al dente.
Quando o molho levantar fervura, abaixe o fogo e vá mexendo de vez em quando, até que esteja levemente reduzido. Junte as alcaparras que ficaram inteiras e as azeitonas que ficaram pela metade. Prove antes de colocar sal.
Assim que o molho estiver mais grosso, junte as folhas de manjericão (separe algumas para servir) e a salsinha e apague o fogo. Misture.
Escorra o macarrão e separe uma concha da água do cozimento para acrescentar ao molho. Como essa água tem muito amido, ela vai ajudar o molho a grudar na massa. Coloque a água aos poucos, para não deixar o molho aguado. Prove novamente para acertar os temperos (sal, pimenta).
Não é recomendado servir com queijo parmesão. Os italianos não misturam queijo com frutos do mar. Mas fique à vontade para quebrar essa regra. Eu sirvo com folhas de manjericão.
MOQUECA DE BANANA DA TERRA E PALMITO PUPUNHA + ARROZ INTEGRAL + FAROFA DE DENDÊ
MOQUECA
2 bananas da terra em rodelas
2 palmitos pupunha frescos em rodelas
5 dentes de alho picados
1 cebola grande em rodelas
1 pimentão vermelho em rodelas
1 pimentão verde em rodelas
1 pimenta dedo de moça picada
2 vidros de leite de coco
2 colheres (sopa) de azeite de dendê
1/2 maço de coentro picado
Sal e pimenta do reino a gosto
Refogue o alho e a cebola em azeite de dendê rapidamente, apenas para iniciar o cozimento. Junte o palmito. O palmito fresco leva mais tempo para cozinhar. Se você não achar e usar o palmito em conserva, coloque na panela junto com os pimentões, mais tarde. Refogue por alguns minutos, até que o palmito esteja levemente macio.
Junte o leite de coco, a pimenta dedo de moça, o sal e a pimenta do reino. Quando levantar fervura, junte a banana e os pimentões. Não mexa muito e tampe a panela. Abaixe o fogo.
Enquanto a moqueca cozinha, faça o arroz e a farofa.
Quando o pimentão estiver macio, junte o coentro e prove os temperos. acerte, se necessário. Apague o fogo.
Tem receita de ARROZ INTEGRAL aqui.
FAROFA
250g de farinha de mandioca
2 dentes de alho picados
1/2 cebola picada
4 colheres (sopa) de azeite de dendê
Refogue o alho e a cebola no azeite de dendê até que a cebola esteja translúcida. Para isso, deixe o fogo de baixo para médio.
Coloque a farinha de mandioca e tempere com sal e pimenta do reino. Misture bem e se estiver muito seco, acrescente mais azeite de dendê.
Prove o sal e a pimenta e ajuste, se necessário. Quando a farinha estiver mais dourada, apague o fogo. Para que a farinha não queime, mexa sempre.
BIFE DE CONTRA FILÉ COM CHIMICHURRI + SALADA DE BATATA COM RABANETE E HORTELÃ + SALADA DE ALFACE E AGRIÃO
CONTRA FILÉ E CHIMICHURRI
8 bifes altos de contra filé
2 colheres (sopa) de óleo vegetal
1 maço de salsinha picada
Folhas de 1 talo de alecrim
Folhas de 1 macinho de tomilho
Folhas de 1 macinho de óregano
Azeite de oliva extravirgem o suficiente para cobrir as ervas
Sal, pimenta do reino e pimenta calabresa a gosto
Comece pelo chimichurri. Misture todas as ervas e cubra com azeite. Tempere com sal, pimenta do reino e pimenta calabresa a gosto.
Tempere os bifes com sal e pimenta do reino. Salgar a carne antes de selá-la não retira os seus sucos. Isso é mito. deixe na geladeira enquanto prepara a salada de batata.
SALADA DE BATATA
4 batatas inglesas cortadas em cubos médios (de mais ou menos 1cm x 1cm)
Água o suficiente para cozinhar as batatas
10 rabanetes cortados em cubos do mesmo tamanho das batatas
Folhas de 1 maço de hortelã picadas
1 lata de creme de leite
Raspas e suco de 1 limão taiti
Azeite de oliva extravirgem, sal e pimenta do reino a gosto
Enquanto o chimichurri e a carne descansam, faça a salada de batata.
Leve as batatas para cozinhar. Assim que, espetando com um garfo, elas estiverem macias (cuidado para não cozinharem demais e desmancharem ao toque).
Escorra as batatas e, com elas ainda quentes, misture os outros ingredientes para que sejam bem absorvidos. O ideal é usar o creme de leite pasteurizado, por ter menos gordura. Para essa salada, é melhor. Você pode também usar maionese, mas aí eu recomendaria fazer uma caseira porque as industrializadas são muito ruins. Tem receita de maionese aqui (é só tirar o alho e a páprica). Nesse caso, não use o azeite de oliva para não pesar.
Leve a salada para a geladeira.
Para fritar os bifes, use uma frigideira antiaderente. Aqueça bem o óleo e frite, em uma frigideira grande, no máximo dois bifes por vez para não esfriar a frigideira. Sele um dos lados. Quando estiver com uma crosta bonita e dourada, vire e diminua o fogo para médio para que cozinhe por dentro. O tempo vai depender do ponto desejado, mas para um bife de mal passado a ao ponto, deve demorar cerca de dois minutos do primeiro lado e três minutos do outro lado.
Sirva os bifes com o chimichurri por cima.