Os melhores vídeos da semana #1

vídeos da semana 1

Na TV de casa, só filmes e séries via streaming e muito YouTube. Há tempos não temos TV a cabo e minhas visitas à TV aberta se resumem à transmissão semanal do MasterChef brazuca. E olhe lá, porque o YouTube está aí para isso também, com a vantagem de não ter de lidar com o excesso de comerciais e de poder assistir a qualquer hora.

E quando não dá para sentar na frente da TV, o YouTube me acompanha no notebook ou no celular, esteja eu escovando os dentes ou lavando a louça. É meu radinho de pilha dos anos 2000.

Faz uns cinco anos que assisto a vídeos com regularidade. Assino dezenas de canais e tenho playlists para “assistir mais tarde” com dezenas de vídeos, sempre. Se a playlist tem menos de vinte vídeos é porque ando muito desocupada (ou porque a preguiça vergonhosa de começar um filme tem sido frequente).

Nesses cinco anos, vi dezenas de canais surgirem, muitos fracassarem, outros insistirem mesmo com um número relativamente baixo de visualizações, e alguns estourarem. Por outro lado, vi canais que na época já estavam bem estabelecidos perderem a mão (e o público). Passei de vídeos de beleza a vlogs, conheci os populares do Brasil e de fora, viciei em alguns canais de culinária e tive vontade de ter o meu. Enquanto não sobra coragem, inspiração e tempo, compartilho com vocês os vídeos que mais me chamaram a atenção na semana. Afinal, esse mundão é tão vasto que sempre tem coisas legais a se descobrir.

NOUVELLE VAGUE

Conheci o canal do Tiago Belotti esse ano, e já sou fã. Além das resenhas de lançamentos de filmes, ele às vezes solta uns vídeos temáticos, como esse sobre a Nouvelle Vague. É o terceiro de uma série sobre os mais importantes movimentos do cinema e, de forma didática, dinâmica e divertida, Tiago apresenta filmes menos conhecidos do grande público.

O CASO DA CACHORRINHA VITÓRIA – VEGETARIBICHOS 2#

O Flávio é vegano e além de cozinhar no canal, o VegetariRango, apresenta essa série que, ora ajuda no resgate de uma galinha de rua (sim, galinha), ora mostra como é possível alimentar pássaros e mantê-los livres de gaiolas. Nesse vídeo, ele vai atrás de uma cachorrinha que viralizou na internet. Ela teve as duas pernas traseiras cortadas (ou arrancadas por atropelamento, não se sabe dizer), e foi resgatada por uma ONG, e depois adotada por uma senhora que não tinha condições de comprar uma cadeira de rodas. I’m a sucker for happy endings!

RAVIOLI DE FIGOS COM MEL E QUEIJO DE CABRA

Projeto Banquete, é deliciosamente produzido, filmado e apresentado. Fred e Mari tem uma preocupação com a estética do vídeo tanto quanto com os pratos que preparam, e o resultado é sempre um produto atraente e água na boca de quem assiste. Essa temporada de massas que foi ao ar recentemente foi uma das minhas preferidas. Nunca fiz massa em casa, apesar de morrer de vontade, porque minha cozinha não tem espaço que eu considero suficiente para esse tipo de preparação, mas esses vídeos são tão bons que me causaram aquela coceirinha de vontade de arriscar. Vamos ver…

MARIDO X IRMÃ (BOYFRIEND X BFF TAG)

A Lu é blogueira (Chata de Galocha) e aborda temas que vão de beleza a culinária, passando por viagens e, mais recentemente, gravidez (porque ela está gravidinha). Me identifico com ela, por sermos ambas assumidamente chatas, no sentido da exigência, da implicância, do perfeccionismo, e acho que por isso gosto tanto de acompanhar os vídeos que mostram mais de sua vida, como esse, onde seu marido e sua irmã competem, num jogo de perguntas e respostas, para ver quem a conhece melhor. Parece bobo, mas é legal! Mas talvez só para quem a conhece há um tempinho. E se identifique com ela.

BEBENDO NO EDIFÍCIO TRISTEZA – 3X OLD PAL

O Julinho Bernardo, ou JB como também é conhecido por seu blog Boteco do JB, onde fala sobre comida e bebida e desce a lenha em restaurantes por aí, nesse vídeo, ensina um drink e bebe com o Tsuyoshi Murakami, o chef do famoso Kinoshita, considerado por muitos, um dos melhores restaurantes japoneses do Brasil. O vídeo não é nada de mais, mas, para mim, o Murakami é uma das figuras mais divertidas do nosso mundo gastronômico. Legal também saber que os dois têm uma relação amigável, apesar das críticas que o Julinho já soltou contra o Kinoshita. Gente civilizada é assim.

SAVING AN INJURED SENIOR HOMELESS DOG FROM HARD LIFE ON THE STREETS

O trabalho da Hope for Paws, uma ONG norte-americana que resgata e direciona cachorros abandonados, é exemplar, e eu já acompanho seus vídeos há tempos. Há alguns excelentes, e citei eles nesse post. Essa semana, assisti a esse, do resgate de um cão idosinho. Tem muita gente que acha normal ver cachorros pela rua e não faz ideia de como eles sofrem, seja de fome, seja de maus tratos. Esse vídeo mostra com clareza o medo de um cão traumatizado, mesmo sendo ele um cão de porte maior (os mais medrosos costumam ser pequenos). Dá vontade de adotar um monte de cães velhinhos. Um dia, quem sabe.

WHAT I EAT IN A DAY… CLEAN EATING EDITION!

Apesar de ter um estilo de alimentação bem diferente da dona do canal, o Mind over Munch, acho os vídeos divertidos e bem feitos, e sempre encontro uma boa dica por lá. Nesse vídeo, ela mostra o que comeu em um dia, o que dá ideias para quem está sem inspiração, ou quem não sabe se está fazendo escolhas saudáveis ou não. Outro tipo de vídeo que ela costuma postar é sobre preparação de refeições – ela inclusive lançou um livro sobre o assunto. Não sou totalmente adepta a fazer tantos preparos durante o fim de semana para as refeições da semana, até porque meus fins de semana costumam ser lotados, mas sempre há coisas que dá para colocar em prática.

THE ULTIMATE BREAKFAST BATTLE

O Sorted Food é um dos maiores canais de culinária do YouTube. Duca e Carol, donos do canal Cozinha para 2, são também os responsáveis pelo canal Sorted Food Brasil. Nesse vídeo, os ingleses são representados por Barry, que faz um prato com salmão defumado, batatas e ovos, e os brasileiros, por Duca, que cria uma tapioca com banana e Nutella que, apesar de não ser brasileira, se considerarmos o quanto esse produto é usado por aqui, até poderia ser. Os pratos são legais, apesar de eu não ser fã de Nutella e preferir o prato salgado do Barry, mas o mais legal do vídeo é a abordagem tipicamente divertida desses canais. E, é claro, o fato de ser uma batalha de café da manhã, minha refeição preferida, provavelmente.

O NOVO RÓTULO DOS NÉCTARES

A Francine, do canal Do Campo à Mesa, é jornalista e pesquisa e informa a respeito de alimentos industrializados e processados. Seus vídeos abordam principalmente os rótulos e composições desses alimentos e as más intenções da indústria, o que eu considero assunto de extrema importância e ainda tão mistificado. Nesse vídeo, ela fala sobre os sucos de laranja de mentira, os chamados “néctares”, que podem chegar a possuir a ínfima porcentagem de 10% de suco de laranja natural, apenas. É de abrir os olhos e instigar a atenção.

ESQUINA MOCOTÓ: COMIDA BRASILEIRA CINCO ESTRELAS

Não costumo assistir ao canal da Veja, até porque discordo totalmente da forma como eles fazem jornalismo – se é que pode ser chamado de jornalismo. Mas, procurando conteúdo sobre o Mocotó, restaurante que fui conhecer recentemente e que é, há anos, referência brasileira de gastronomia, encontrei essa entrevista com o Rodrigo Oliveira, proprietário e chef do Mocotó e do vizinho Esquina Mocotó (um restaurante de comida contemporânea com fortes influências de comida nordestina e brasileira), gente boníssima, até que me provem o contrário. Para quem se interessa por comida e pelo universo gastronômico brasileiro, essa entrevista é fundamental, até porque é descontraída e tem a presença de um crítico que respeito muito, o Arnaldo Lorençato.

2 comentários sobre “Os melhores vídeos da semana #1

  1. Eu assisto muita coisa no youtube, mas não tenho esse hábito de seguir canais específicos. Quando acho alguma coisa legal eu vejo logo tudo e depois não volto mais, era assim com alguns de indicação de livros.
    Eu pensei também em fazer uns vídeos pra colocar no blog, mas o problema é que eu tenho um medo patológico de ser filmada. Por isso nem teve filmagem no meu casamento. Quando eu apareço de relance no vídeo dos outros eu morro do coração. Eu tenho muitos tiques, pareço uma maluca haha
    Tenho que trabalhar isso aí.

    Curtir

Deixe um comentário